Sábado, Janeiro 11, 2025

Apoio

InícioCanoa HavaianaCeará dá seus primeiros passos para a profissionalização do Va'a no...

Ceará dá seus primeiros passos para a profissionalização do Va’a no estado.

A canoa havaiana ou Polinésia, originalmente conhecida como VA’A,WA´A ou Waka, é uma cultura existente há mais de 3 (três) mil anos. Desde então, observamos uma ascensão tanto em termos qualitativos como quantitativos de bases e atletas dentro do Estado do Ceará.

Conforme a Confederação Brasileira de VA’A (CBVA’A), nosso país, que merece um levantamento atualizado diante da expressividade do número de atletas, times, clubes e demais instituições.

Atualmente possui apenas 5 (cinco) federações:
Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília.

Vem crescendo também nesse cenário as normas, regulamentos de maneira geral, protocolos de segurança, códigos de conduta, documentos específicos do esporte, referências bibliográficas, publicações, canais de youtube, podcast, instagram, uma infinidade de redes sociais voltadas a conteúdo dedicado ao VA’A, no Brasil, também, representam o interesse crescente pela modalidade que só chegou aqui nos anos 2000, e especificamente no Ceará em 2015.

Kayakeria

No Estado, o protagonismo do VA’A, em termos de base, é da Kayakeria – quem iniciou as atividades, com a primeira OC6: a Iracema. E a Associação de Stand Up Paddle (ASUP) vem atuando no fortalecimento do esporte cumulativamente à sua missão precípua: voltada ao SUP.

Halekai, TaibaVaa, JeriOutriguer, Kayakeria, Imua Ceará, SupFortal e CearáSup, também são bases que vem em ascensão e formação de atletas.
Destas bases, cinco (5) são em Fortaleza e duas (2) no Litoral Oeste do Estado, onde do total, duas (2) iniciaram suas atividades motivadas pelo SUP, quatro (4) especificamente motivadas pelo VA’A e uma (1) por múltiplos esportes náuticos.

Imua Ceará

ACB, ANDA, ASUPCE, IBERAA e Lua Rosa são associações originadas a partir da dedicação a esportes radicais, modalidades náuticas, atletas sobreviventes de câncer de mama e outras motivações, que, atualmente, são atuantes e que somam na canoagem havaiana e na criação da Federação de Va’a do Ceará.

Com este universo de sete (7) bases e cinco (5) associações, o Ceará se movimenta, formalmente, para constituir sua própria federação, contando com o apoio e com a intenção destas 12 (doze) entidades de se filiar como federadas fundadoras.

Em 19/10/21 se iniciou o movimento formal de constituição da FEVA’ACE, e a partir de então, quando foram criados três (3) grupos, consecutivamente e na ordem:

GT (grupo de trabalho);
GTE (grupo de trabalho executivo) e;
CE (comissão eleitoral).

Como resultado do primeiro grupo (GT): ocorreram diversas reuniões, sempre virtuais, às 19:30h combinadas com os integrantes e comunicados no Instagram o convite aberto, em cada reunião foi tratado um passo de encontro a consolidação das ideias em um dossiê que deverá ser entregue à primeira diretoria FEVA’ACE, no intuito de ser debatido em Assembleia Geral e foi constituído um novo grupo de trabalho, menor e com funções definidas dos membros, o GTE.

O primeiro relatoriou suas entregas tendo realizado com êxito seu objetivo e esse novo precisou ser criado para viabilizar a constituição da Comissão Eleitoral (CE).

Uma ansiedade compartilhada por muitos atletas, times e demais aglomerações do VA’A é da garantia da publicidade, transparência e participação de/e em todo o movimento de constituição e atuação na FEVA’ACE de todas as bases e associações atuantes no Ceará.

Neste sentido, todas ações foram pensadas e executadas, com vistas ao processo democrático e na máxima difusão das realizações.

Até agora, houveram algumas entregas como:

•dominio internet,
•site,
•Instagram,
•rascunho estatuto,
•logo,
•atas das reuniões,
•formulário atletas,
•mapeamento federações
•mapeamento bases,
•formulário bases,
•autorização/adesão bases,
•divulgação do movimento no campeonato;
•divulgação do movimento no evento ASUP;
•vídeos-convite feito pelos atletas nas redes sociais para aderir ao movimento;
•adesão das associações fundadoras;
•relatório final do GT;
•criação do segundo grupo de trabalho executivo, nomeado GTE, com a missão última de criar a comissão eleitoral;
•criação da comissão eleitoral, nomeada CE, com a missão finalística de viabilizar a Assembléia Geral Eletiva da Diretoria (AGED);

•todas as reuniões tiveram convite e ata amplamente divulgados no site (www.fevaace.com.br) e no Instagram (@fevaace), além de grupos de whatsapp.

Para participar da criação da FEVAACE (Federação de Va’a do Ceará), é só clicar no link abaixo e preencher o formulário.

TODOS podem participar do processo eleitoral para escolha da diretoria.
QUALQUER PESSOA pode participar das comissões fiscais e de atletas.

https://forms.gle/XDMmE6G7x3hi5Rve9

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa