Um piloto de jet-ski foi condenado a pagar US $ 10.400 em indenização depois que sua embarcação colidiu com um caiaque no rio Whanganui no ano passado.
O caiaque estava remando rio abaixo na manhã de 18 de novembro de 2020 quando avistou o jet-ski Wawahia, de propriedade do Departamento de Conservação, disse a Marinha da Nova Zelândia em um comunicado à imprensa.
O caiaque havia remado para o lado para dar espaço ao Wawahia. A embarcação que era pilotada pelo DOC Wanihi Butler estava a 20 metros de distância quando acelerou antes de colidir com o caiaque, que caiu no rio.
O remador do caiaque sofreu ferimentos nas costelas, pulmões e ombro na colisão.
Butler foi acusado de acordo com a Lei de Transporte Marítimo de 1994, s 65 (1) (a) por violações das Regras Marítimas, causando perigo ou risco desnecessário.
No entanto, o Tribunal Distrital de Whanganui não aplicou multa devido à sua capacidade financeira.
O gerente de conformidade central da Marinha NZ, Michael-Paul Abbott, disse que o caso reforça a importância de manter uma boa vigilância visual e ajustar a velocidade de acordo.
“Sabemos que o tempo pode mudar a qualquer momento, por isso é fundamental que o capitão mantenha o foco, ajuste sua velocidade e mantenha uma boa vigilância visual em todas as condições meteorológicas.”
Abbott disse que Butler falhou em manter uma vigilância adequada e não deu lugar ao caiaque.