Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleBoard Guide – Carbono na prancha? Se ligue nestas dicas!

Board Guide – Carbono na prancha? Se ligue nestas dicas!

Board Guide – Fibra de carbono é um polímero e é, por vezes conhecido como fibra de grafite. É um material muito forte que também é muito leve. A fibra de carbono é cinco vezes mais forte que o aço e duas vezes mais rígida. Embora a fibra de carbono seja mais forte e mais rígida que o aço, é mais leve que o aço, tornando-se o material de fabricação ideal para muitas partes. Estas são apenas algumas das razões pelas quais a fibra de carbono é favorecida por engenheiros e designers para fabricação.

Fibra de Carbono

A fibra de carbono é feita de filamentos finos e cristalinos fortes de carbono que são utilizados para fortalecer o material. A fibra de carbono pode ser mais fina do que uma corda de cabelo humano e obtém sua força quando retorcida como fio. Em seguida, pode ser entrelaçada para formar um pano e, se necessário, para ter uma forma permanente, a fibra de carbono pode ser colocada sobre um molde e revestida em resina ou plástico.

Além de ser forte, a fibra de carbono possui:

– Tem alta rigidez

– Tem alta resistência à tração

– Tem baixo índice de peso para força

– Tem alta resistência química

– Tolerância de temperatura ao calor excessivo

– Tem baixa expansão térmica

As pranchas de stand up são fabricadas com bloco EPS (isopor) de alta densidade, resina epóxi, fibra de vidro e/ou fibra de carbono e híbridas (utilizando os dois tipos de fibra). Cada praticante deve avaliar qual o propósito da escolha para sua prancha ideal.

Board Guide
Princípio da construção da prancha de carbono no sistema sandwich

A maior diferença que as pessoas associam prancha 100% carbono versus não carbono é o preço. Geralmente as pranchas de carbono são mais caras, mas não deixe que isso leve a pensar que as pranchas de carbono vão ser as melhores para você só por que são mais caras.

Uma das principais vantagens das pranchas de carbono é a redução do peso. Pranchas de carbono costumam ser expressivamente mais leves, o que tem suas vantagens. Uma prancha mais leve facilita a manobrabilidade; seja manuseando a prancha em terra ou na água.

Outro ponto a favor que também pode ser um ponto contra para algumas pessoas é a dureza das pranchas de carbono. As pranchas de carbono geralmente são mais rígidas. Como ponto positivo tem o aumento da projeção, direção da prancha, já em contra partida, dependendo das condições, diminui a agilidade da prancha.

É fundamental que o remador converse com seu shaper e juntos definam qual o melhor material para construir sua prancha. Não há modelo e o tipo de construção ideal para todos os praticantes, por muitas vezes agregar design e combinações de materiais resultam na prancha dos sonhos.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa