Quinta-feira, Novembro 7, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaDoctor Paddle -Lesão? Confira os Melhores tratamentos

Doctor Paddle -Lesão? Confira os Melhores tratamentos

Doctor Paddle – Muitos pacientes, quando me procuram com dor, dizem: já fiz todos os tratamentos e nada resolveu. Fico pensando e óbvio que pergunto, quais tratamentos?

Doctor Paddle
Doctor Paddle – Na canoa havaiana muitos atletas reclamam de dores no lombar e ombro

Geralmente a resposta é: fiz vários exames radiológicos, tomei diversos medicamentos para dor e anti-inflamatórios, mas nada resolveu ou só diminuiu um pouco a dor. Mas tratamento medicamentoso, não são todos os tratamentos, é apenas uma opção de tratamento. E exame, não é tratamento, dizia um professor que tive na Faculdade, que é médico.

A saúde evoluiu e expandiu muito durante os séculos, gerações, povos e colonizações. Muito antigamente, com cuidados físicos com pacientes, com formação acadêmica tínhamos apenas a Medicina, depois surgiu a Enfermagem e muitos anos depois a Fisioterapia. Ainda hoje, se debate sobre o conhecimento dos massoterapeutas, dos “arruma osso”, das curandeiras, dos acupunturistas (sem formação acadêmica), das bezendeiras e muitos outros. São qualificados ou não, por não terem uma formação acadêmica?

Doctor Paddle
Doctor Paddle – O stand up paddle e o paddleboard também são esportes que exigem muito da região lombar e dos ombros

Durante muitos séculos, eles curaram e salvaram muitas pessoas, como podemos desprezar os conhecimentos deles? Falta ciência, sim falta, mas falta humildade nossa, de entender e aprender com eles e depois levar para a ciência. Aprendi acupuntura com um japonês, chamado Yasuhiro Tone. Ele faleceu em 2003 e até hoje, é muito lembrado e respeitado. Um dia perguntei com quem ele aprendeu acupuntura. Disse que aprendeu com japoneses mais antigos, indo na casa deles e me ensinando, sobre as doenças e onde colocar as agulhas.

Voltando para o “fiz quase todos os tratamentos”, de fato fez quase todos os tratamentos? A experiência clínica e a vivência prática na Fisioterapia, mostra que o tratamento eficaz precisa de intervenção física e a persistência do paciente. Muitos fazem uma sessão e acham que estariam quase 90% melhor. Alguns casos conseguimos e outros não, precisa de mais sessões.

Quanto aos tratamentos, felizmente a Fisioterapia hoje, tem inúmeras opções. Praticamente, quase todas, como diversos artigos publicados e evidências científicas, mas qual escolher? Cada profissional, vai sempre escolher a sua especialidade ou formação e às vezes, com pouca experiência em outra técnica, vai afirmar que não funciona ou não tem evidência. Isso é mercado, compra e venda de serviços.

E quanto aos fisioterapeutas do Brasil vs os Fisioterapeutas do exterior, quais são os melhores? Perguntei para alguns técnicos e jogadores de futebol e futsal que conheci, nas minhas vivências no esporte. Eles responderam que são os fisioterapeutas do Brasil. Aqui, o calendário de futebol e futsal é ridículo, não tem tempo de descanso para recuperar, temos poucos recursos físicos, são muito caros e precisam aprender as usar as mãos. O fisioterapeuta do Brasil, faz milagres e por esse motivo, temos tantos fisioterapeutas indo embora. As técnicas, na sua grande maioria que usamos, são do exterior. Do que adianta ter a técnicas, se não sabe quando ou como usar?

Para finalizar, qual a melhor técnica de tratamento fisioterapêutico? É a técnica que o paciente confia no fisioterapeuta, se sente confortável em fazer, visualiza o resultado, atende a sua necessidade e o mais interessante que já ouvi e tenho que concordar, é verdade em qualquer profissão: pode ser o profissional mais incompetente que existe, é nítido que o tratamento não está funcionando, mas se o paciente tem empatia por ele, vai ser o melhor tratamento de todos.

Grande abraços,
Fabiano Bartmann
Fisioterapeuta e Profissional de Educação Física

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa