Esta semana batemos um papo com Cauê Serra, um dos pioneiros da canoagem do Brasil. Nascido em santos, desde pequeno já praticava canoagem com seu pai, e foi um dos primeiros a remar de canoa havaiana no Brasil. Atleta experiente com temporadas no Havaí e Tahiti, Cauê dá algumas dicas para um surf seguro de canoa havaiana, confira abaixo:
Quanto tempo você pratique surf de canoa?
Praticamente desde que as primeiras oc1 apareceram aqui no Brasil, mais ou menos em 2004.
Mas já surfava de caiaque e, muito antes, de prancha. Hoje, quando não surfo de canoa, gosto de surfar de peito, melhor forma de sentir e entender as ondas.
Quais os principais riscos e qual suas dicas para se aproveitar bem o surf?
Primeiro é preciso entender que a canoa não vai descer qualquer tipo de onda. Assim como existe uma prancha pra cada onda, existe uma canoa melhor pra cada onda. E em muitos casos, ondas que não podem ser surfadas de canoa.
Então vem a preparação: o surfe deve depender da habilidade do remador e não dá sorte!
E mesmo com boa preparação o caldo faz parte do surfe, porém, tomar uma “vaca” de canoa é extremamente perigoso para você e todas as pessoas em volta, sem falar que o resgate é muito mais difícil.
Tudo isso deve ser ponderado antes de “botar pra baixo”. Muitas vezes deixei de surfar pra não colocar outras pessoas em risco. Eu surfo pra me divertir, e não pra provar algo.
Qual sua opinião no surf de ondas grandes de canoa, e qual equipamentos você acha viável para esta prática?
O Brasil ainda está engatinhando nesse quesito, mas gostaria muito de um dia ver campeonatos de surfe de canoa por aqui. Com certeza com muito preparo essa vertente da Va’a tem muito a crescer, mas sou a favor do crescimento ordenado, com a segurança em primeiro lugar.
No Havaí a canoa mais usada para campeonatos de surfe é a oc4. A onda de Makaha tem a formação ideal pra essa canoa. Na oc4 é possível mudar o lado da ama de acordo com o lado que se desce a onda, direita ou esquerda.
Também existem campeonatos que envolvem o surfe de oc6, como a Regata Macfarlane em Waikiki, mas a oc6 não manobra nas ondas, ela desce reto.
Vale ressaltar que existe toda uma estrutura de segurança por trás desses campeonatos.
Já a oc1 foi feita para descer ondas oceânicas e não ondas de arrebentação. Porém é possível descer ondas de arrebentação no outside. E a oc1 te permite descer para a esquerda ou para a direita fazendo o fly ama.
No Brasil ainda temos a oc1 surf, uma criação da Evolution, que permite surfar ondas mais cavadas na arrebentação. Imagina uma prova com essas canoas, seria fantástico!
Quais são as dicas para o pessoal que está iniciando a prática do surf na canoa:
-A regra n.1 no mar é Respeito! Respeite: o mar; as outras pessoas; os seus próprios limites.
-Suba os degraus devagar, ninguém escolhe o campeonato mundial como sua primeira prova.
– Aprenda com ondas menores. Muitas pessoas podem pensar que estão arriscando apenas a própria vida, mas no momento que alguém precisa te resgatar, a vida dessa pessoa também está em risco.
-Ouça os mais experientes. O ego não combina com a Va’a.
-Aprenda novas habilidades. Surfar de prancha ou no peito, nadar na arrebentação, mergulhar, todas essas atividades contribuem com o seu desempenho na canoa.