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O que checar na canoa antes de sair para remar

O que checar na canoa antes de sair para remar – Uma prática segura de canoagem significa realizar a atividade sem nenhum tipo de dano material, físico ou emocional. A segurança abrange a integridade do praticante, da canoa, do clube e do meio ambiente. Por isso existem tantos itens que devem ser conhecidos e respeitados pelos remadores.

Nesta série de matérias em que apresentamos dicas para novos praticantes de Va’a, estão contidas informações e sugestões que jamais devem ser deixadas de lado por nenhum remador, do menos ao mais experiente. A questão ‘segurança’ deve ser uma premissa para qualquer tipo de atividade física e esportiva. Nesta terceira matéria, vamos fazer um check-list dos itens que devem ser observados diariamente e/ou antes de todas as remadas.

Em clubes e bases de Va’a, é muito comum que diferentes grupos, equipes, professores, compartilhem o mesmo equipamento e a mesma canoa. Por isso, ouvimos constantemente: “não chequei o bujão porque já saíram duas turmas antes da minha” ou “o pessoal acabou de chegar da remada, não precisa ver a amarração dos iakos” e assim por diante.

Vocês podem ver no detalhe no yako traseiro um remo reserva, muito importante levar um remo sobressalente nas remadas

De quem é então a responsabilidade em checar tudo antes da saída de cada remada? Seria do leme? Do capitão do time? Do professor? Do dono do clube? Isto depende de cada organização. Mas, esteja certo: pode até haver uma pessoa escolhida para inspecionar tudo, porém, cada remador é corresponsável por pela sua própria segurança e a de seus companheiros. Conforme mais tempo de prática do esporte, maior pode ser a autonomia do aluno e, por isso, sua responsabilidade também aumenta. Então, saiba o que conferir na canoa antes de sair para remar:

  • Tampas dos bujões: os bujões em embarcações servem para esgotamento de ar ou água e o ideal é que permaneçam fechados. Devem ser abertos de tempos em tempos, especialmente após a canoa ficar exposta ao sol para esvaziamento do ar e diminuição da pressão dentro do casco, evitando fissuras e/ou rompimento na fibra. Antes de sair para a água, devem ser fechados. Ao guardar a canoa, mantê-los vedados pode evitar que entre água em caso de chuva, por exemplo. Onde eles ficam na canoa? Na ama e nos compartimentos de proa e popa;
Fiscalizar sempre o fechamento das tampas

Tampas de inspeção de compartimento de proa a popa: nem toda canoa possui compartimento de proa a popa com tampa de inspeção, alguns modelos são vedados e possuem apenas o bujão. Assim como as tampas dos bujões, essas devem estar sempre fechadas, especialmente quando a canoa estiver navegando. As tampas de inspeção permitem uma abertura maior dos compartimentos, servindo inclusive como acesso a um espaço estanque na canoa muito usado para transporte de itens pequenos. Algumas pessoas adotam como forma de aumentar a segurança, o preenchimento do espaço com garrafas pet vazias, isopor ou espaguete de piscina para que num caso de huli (emborcamento) haja menos entrada de água nestas áreas;

Balde e bailer para esgotamento de água: é essencial sair para remar em canoas V3, OC4, OC6 e V6 com balde e bailer (palavra em inglês que significa ‘balde’ e pronuncia-se ‘beiler’. No Brasil adotou-se este termo para designar um objeto pequeno que sirva para retirar a água da canoa, geralmente feito com um recipiente plástico com alça e o fundo aberto). Estes dois itens servem para retirar o excesso da água de dentro da canoa, que pode entrar de diversas maneiras, em maior ou menor quantidade. Por exemplo, pode entrar água quando a canoa atravessa uma zona de arrebentação, quando os remadores saem de dentro da água para subir na canoa, se chover, ou, no pior dos casos, num huli. E, para esta última situação, não basta ter balde e bailer dentro da canoa.

Bailer para esgotamento de água
  • Eles precisam estar amarrados de forma que se soltem com facilidade se o remador precisar utilizá-los, mas, que não se desprendam facilmente se a canoa emborcar. São conhecidos os casos em que os baldes e bailers soltos na canoa caem durante o huli e enchem de água afundando, fazendo com que os remadores fiquem sem recursos para a retirada da água. E, como diz o ditado: ‘o seguro morreu de velho’, assim, tenha em cada canoa ao menos dois baldes e dois bailers. Um segundo balde dentro da canoa também pode ser uma solução importante quando acontece um huli numa área perigosa onde seja necessário o esgotamento da água da maneira mais rápida possível para que possa se tornar novamente navegável saindo de uma zona de maior perigo.
amarração dos iakos sempre checar
  • Fita para amarração ou câmara de borracha: os iakos das canoas maiores, como OC4, OC6 e V6 geralmente são presos à canoa com fitas para amarração (com ou sem catraca) e também, muito comumente, são utilizadas câmaras de ar de borracha. Como as canoas ficam expostas ao sol, ao vento, à água salgado (quando se está no litoral), essas amarrações tendem a sofrer danos na estrutura física, principalmente as borrachas. Além de manter o material em bom estado, deve-se ter na canoa sempre alguma fita ou borrachas sobressalentes (que podem ser levadas no compartimento estanque quando a canoa possui a tampa de inspeção). Então, deve-se checar antes de sair para a remada:

a) o estado de conservação das fitas de amarração e/ou borrachas. Se estiverem fissuradas ou rasgadas, não as utilizem;

b) se as amarrações estão bem feitas e anexam os iakos à canoa de forma eficaz;

c) se há borrachas de reserva na canoa, pois, elas podem precisar ser substituídas durante a remada.

Se seu clube ou base usa câmaras de borrachas, sempre que passar em uma bicicletaria peça câmaras usadas, pois, este item deteriora rapidamente e precisa ser trocado constantemente. Cada iako usa entre 3 a 4 borrachas para ficar bem preso, então, sempre é bom ter algumas no estoque.

  • Cabo de segurança: este item pode evitar a canoa faça um huli. Trata-se de um cabo amarrado paralelamente ao casco entre os dois iakos, a uma distância que os remadores que estiverem nos bancos 3 e 4 (cuja responsabilidade também é ‘defender a ama’, isto é, cuidar para ela não levante) consigam apoiar os seus remos. Coloca-se o remo sobre este cabo e inclina-se o corpo no sentido da ama, aumentando assim o peso sobre o flutuador lateral, ajudando a mantê-lo em contato com a água para criar estabilidade da Va’a. É muito eficaz durante a remada quando a ama levanta e, dependendo da habilidade dos remadores no centro da canoa, se forem velozes o suficiente e apoiarem seus remos sobre o cabo de segurança, podem evitar o emborcamento;
Cabo de segurança também é muito útil na hora de descer as ondas
  • Sinalização noturna: se você ou o seu grupo for remar à noite ou antes do nascer do sol, observe quais são as luzes disponíveis na sua Va’a. Para navegar à noite existem regras adotadas pela Marinha do Brasil (constantes no Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar, o  RIPEAM) que servem para aumentar a segurança, tornando a sua embarcação visível para outras pessoas que estejam na água, podendo evitar colisões, ou em caso de um acidente que precise de um resgate, a sinalização noturna permite que a canoa seja encontrada mais facilmente. É necessário usar uma luz circular (ou luz de alcançado) que indica a presença de uma embarcação. Na ausência desta, é permitido utilizar uma lanterna com luz branca. Ainda para indicar os lados da canoa, se utiliza as luzes de bordo, que possuem cores distintas – encarnado (vermelho) para bombordo e verde para boreste.

Caro remador iniciante, não se espera que você seja responsável por checar todos os equipamentos listados e nem que saiba quando e de que forma utilizá-los. Mas, conforme você conhece a existência destes itens, pode começar observando seus professores e remadores mais experientes até que, chegando o momento adequado, você mesmo saiba fazer a conferência dos equipamentos e sua utilização.

Em nossa primeira matéria sobre ‘dicas de segurança para novos praticantes de Va’a abordamos a importância de escolher bem o local onde praticar esta atividade. Agora que você conhece quantos e quais itens devem ser observados antes de sair para a remada, sabe que quanto maior o nível de profissionalização do clube ou base escolhida para remar, mais atenção os professores e/ou responsáveis darão para cada um dos detalhes aqui listados.

Siga sempre as práticas de segurança e aproveite sua remada!!

Portanto, fazendo uma boa escolha de onde praticar e sendo um remador responsável, você poderá remar tranquilo, não apenas contribuindo para sua própria segurança e de seu clube ou base, mas, também exigindo que todos os requisitos sejam cumpridos para garantir a integridade dos remadores.

Por: Nany Lima

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