Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Apoio

InícioCanoa Havaiana4 dicas para hidratar-se corretamente antes, durante e após seu treino

4 dicas para hidratar-se corretamente antes, durante e após seu treino

4 dicas para hidratar-se corretamente – A hidratação é uma prioridade para qualquer remador, antes, durante e depois de exercitar-se. Uma hora de treino em uma velocidade lenta pode acarretar na perda de 0,5 a 1 litro de água, e de 1,5 a 2,5 litros após um treino intenso. Além disso, a desidratação é a pior inimiga do seu desempenho em uma prova ou treino, reduzindo sua velocidade de deslocamento, causando dores musculares e nos tendões. Para se ter uma ideia, uma desidratação imperceptível de 1% do peso do corpo, em água, diminui os desempenhos musculares e físicos em 10%.

Durante o treino ou a competição de paddlesports, uma boa hidratação é indispensável para evitar o surgimento de lesões, tendinites, cãibras, fadiga, hipertermia, distúrbios digestivos e diminuição do desempenho. Saiba algumas dicas para manter-se hidratado na hora de realizar seu treino:

4 dicas para hidratar-se corretamente
4 dicas para hidratar-se corretamente

1 – Garanta uma boa quantidade de água por dia

No intuito de equilibrar o aporte hídrico, é necessário compensar diariamente a perda de água do corpo. Ao beber um copo d’água em cada uma das três refeições diárias, você já recupera um litro de água. O meio litro restante será obtido ao tomar água esporadicamente durante o dia. No caso de praticar uma remada ou qualquer atividade física, essa necessidade diária deverá ser aumentada, sobretudo em caso de temperatura ambiente elevada e atmosfera seca.

2 – Durante o treino, nunca espere sentir sede para beber

A sensação de sede não é um bom indicador do estado de hidratação corporal, pois ela aparece tardiamente. Ela se manifestará quando o esportista já estiver em estado de desidratação de pelo menos 1% do peso corporal. É preciso então trazer mais água do que a quantidade reclamada pelo organismo.

4 dicas para hidratar-se corretamente

3 – Hidrate-se regularmente

Para assegurar uma boa hidratação, durante suas saídas para remar, é preciso tomar água a cada 10 ou 15 minutos, cerca de 100 a 150 ml (1 a 2 goles). Não tome água muito fria, para não correr o risco de gerar problemas gástricos: a bebida deve estar fresca, mas não gelada. A temperatura deve situar-se em torno de 15°C.

4 – Reconheça os sinais de uma desidratação

Os primeiros sinais de uma desidratação são principalmente: sensação de sede, elevação da frequência cardíaca, diminuição da tensão arterial e queda de desempenho. Uma desidratação moderada será sentida por fadiga e cansaço. Uma desidratação severa irá se manifestar através de uma sensação elevada de sede durante o esforço, braços pesados, falta de fôlego, dores musculares e dos tendões, entorses, etc.

No caso de uma desidratação severa, é necessário um auxílio médico imediato, já que nesse caso será tarde demais para reagir. Isso porque a capacidade de absorção do estômago é insuficiente para suprir rapidamente uma desidratação deste nível.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa