Sexta-feira, Novembro 8, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaTemporada 2021 de expedições em Va'a Rio Amazonas, Tapajós & Arapiuns -

Temporada 2021 de expedições em Va’a Rio Amazonas, Tapajós & Arapiuns –

Temporada 2021 de expedições em Va’a Rio Amazonas – Desde que foi explorado pelo conquistador espanhol Francisco Orellana, há quase 500 anos atrás, o rio Amazonas vem fascinando gerações de viajantes, exploradores e aventureiros através dos séculos por toda sua grandiosidade. Pessoas de diferentes nacionalidades, diferentes épocas e culturas se rendem ao maior rio do mundo. A mesma coisa acontece com os rios Tapajos e Arapiuns, na região oeste do estado do Pará.

Da cordilheira do Andes, no Peru, onde o rio nasce, até chegar ao mar, no Brasil, são impressionantes 6.900 quilômetros de água.


Em 2017 um grupo de remadores de diversas nacionalidades, realizou uma expedição pioneira: juntando a cultura marítima polinésia ao contexto fluvial ribeirinho para descer o rio Amazonas em sua porção da Amazônia Oriental, de Santarém a Belém, em canoas polinésias!Foram 11 dias e quase mil quilometros. A expedição contou com 18 participantes de todas as regiões do Brasil , norte,nordeste,centro-oeste,sudeste e sul, além de remadores da Noruega e Inglaterra .Foi um marco no esporte e na região, a viagem ainda rendeu um programa de televisão em dois episódios.

Desde então a Canoa Paidegua, clube de Va’a paraense com bases em Belém e Santarém, organiza temporada de expedições em Va’a anuais, e em 2021 serão 3 rios a serem navegados: rio Amazonas , Tapajós e Arapiuns.

Temporada 2021 de expedições em Va'a Rio Amazonas
Temporada 2021 de expedições em Va’a Rio Amazonas

“A nossa expectativa, além de receber os remadores de todo Brasil, é fazer a expedição agregar os remadores da América Latina, Venezuela,Peru,Chile, Argentina, países onde o Va’a é bastante praticado. Enquanto a gente estuda opções de como realizar a temporada 2021 em um contexto de pandemia, vale registar que elas nao serao feitas a revelia de medidas de seguranca para garantir a saúde das pessoas envolvidas.” explica Igor Vianna, Paraense de 33 anos e um dos organizadores da temporada de expedições em Va’a na Amazônia, que há pelo menos 12 anos vem acumulando experiência nos rios da Amazônia. Em 2013 Igor realizou sua primeira descida no Amazonas, em um caiaque oceânico, mas antes disso já oferecia apoio a integrantes de outras expedições internacionais interessados em desbravar o gigantesco Amazonas.

A temporada de expedições em Va’a 2021 no coração da Amazônia inicia no dia 26 de julho ,em Santarém com a expedição Rio Amazonas/ Tapajós e está programada para durar 6 dias. Os remadores vão contar com um barco de apoio para realizar as refeições e pernoite em redes, no estilo dos viajantes do Amazonas. A vigem pelo rio Arapiuns conta com duas edições e está programada para iniciar dia 02 de agosto e outra viagem no dia 23 de agosto. A viagem pelo rio Tapajos sai de Santarem ate Fordlandia inicia no dia 16 de agosto.

Maiores informações pelo site: https://canoapaidegua.com/

Artigo anterior
Próximo artigo
Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa